Tenho que falar?
- Tatiana Venditti

- 23 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Se você acompanhou meu último post: Frio na barriga, você recebeu algumas dicas e também te contei que sentir o friozinho na barriga em qualquer apresentação faz parte e é importante, não perca isso.
Agora te conto um pouco mais.
Se aprofunde no storytelling, ou seja, conte uma história, afinal ninguém "compra" algo sem entender o conteúdo, se não fizer sentido...
Em breve vamos nos aprofundar mais neste tema, ok.
Quando seu líder olha para você e te pede para apresentar um tema em uma reunião e você nem imaginava que isso poderia acontecer e a primeira frase que vem à sua cabeça é: tenho que falar?
Se é isso, duas coisas podem ter acontecido: você foi à reunião sem saber o motivo da sua ida, portanto não se preparou e foi sem saber o que teria que falar.
Ou você conhecia a pauta da reunião, mas como seu líder também estaria lá, você imaginou que ele falaria tudo e que você só estaria como acompanhante. Cuidado! Não dá para imaginar, é preciso certificar-se.
Diante disso te dou algumas dicas importantes:
1. Se ao receber a pauta não estiver claro qual será sua contribuição na reunião, questione o organizador.
2. Se a pauta não estiver mencionada no convite, também questione. É importante que a sua presença na reunião faça sentido.
3. Já que seu líder também estará no encontro, combine com ele sobre sua participação, vocês podem dividir a apresentação ou um apresenta e o outro esclarece as dúvidas. O importante é que esse alinhamento seja feito.
4. Estude o conteúdo da pauta, caso ele não esteja claro para você.
5. Prepare-se para contar uma história sobre o assunto de modo que todos consigam entender e comprem a ideia.
6. Conheça o público, confirme quem estará nessa reunião, para que a história que vai contar faça sentido para os participantes. Isso pode sim influenciar o modo como você conduzirá sua apresentação.
7. Coloque-se no lugar do outro, use de empatia. Como você gostaria de receber essas informações e como esse público entenderá esse conteúdo.
8. Adeque seu vocabulário, busque falar adequadamente e de uma forma que os participantes compreendam.
Então prepare-se bem. Lidar com pessoas pode nos reservar algumas surpresas.
De todo modo, confiança é uma boa aliada nessa "empreitada".
Sou mais você!







Comentários