Qual é a sua especialidade?
- Tatiana Venditti

- 6 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2023
Já pensou em especializar-se em algo ou divulgar aquilo em que você é bom?
Segundo o dicionário, Especialidade é um substantivo feminino, que determina uma "atividade, profissão ou campo do conhecimento que alguém particularmente domina". Além disso é uma "qualidade do que é especial".
Na medicina por exemplo, existem diversas especialidades médicas: pediatria, clínica geral, ginecologia, oncologia, etc., ou seja, o médico (a) estuda medicina, mas em algum momento escolhe em que parte dela vai se especializar, dessa forma ele consegue focar e ter mais e mais conhecimento sobre determinado assunto, o que lhe ajuda a atender de forma mais assertiva, assim como dar diagnósticos mais precisos sobre determinadas doenças.

Dessa forma buscar uma especialização é um passo importantíssimo em qualquer carreira, pois isso o tornará mais competitivo (a) e ainda fará com que seja referência em determinado assunto ou especialidade.
Por que ser especialista é importante?
Ser especialista em uma atividade ou assunto é importante para a assertividade da realização da atividade ou para que se tenha repertório e conhecimento adequados para opinar e/ou ensinar sobre determinado assunto, propor soluções, trazer melhores resultados e ainda se tornar uma referência para os outros.
Além disso, quando você entende e/ou opta em especializar-se em algo ou alguma coisa, isso determina o seu propósito, ou seja, você direciona os seus caminhos para um objetivo.
Por qual motivo você se levanta todos os dias da cama? A resposta a essa pergunta é o que definirá o seu propósito de vida e buscar aperfeiçoar-se e fazer algo de uma forma consistente, ajudará nessa busca. Quando se decide pela especialização, isso te ajuda a se destacar no mercado de trabalho, afinal, cada vez mais competências técnicas são exigidas em determinados meios e cargos, podemos dar como exemplo, as carreiras digitais, cada vez mais essas competências técnicas estão fazendo a diferença no mercado de trabalho, já que a tecnologia é um caminho sem volta.
O que a especialização tem a ver com carreira?
Tem tudo a ver com carreira, pois sem dúvida alguma, qualquer profissão e/ou atividade, vai requerer de você, algum tipo de especialização e/ou conhecimento. O ser humano aprende o tempo todo e em qualquer ramo de atuação que você escolher, será necessário se diferenciar, ampliar sua visão sistêmica, se atualizar constantemente, já que estamos em um mundo em constante movimento e mudança.
Não é a toa que a todo momento ouvimos falar do mundo VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo) e pós pandemia, recebemos também o BANI (Frágil, ansioso, não linear e incompreensível), esses termos reforçam a premissa de movimento e mudança, por isso aprender continuamente "LIFELONG LEARNING" é sem dúvida alguma cada vez mais urgente e importante. O autor Conrado Schlochauer, na obra "Lifelong Learning, o poder do aprendizado contínuo", ressalta a importância de retomarmos o nosso processo de aprendizado e de como "Aprender a aprender é a única habilidade capaz de mudar nossa vida", por isso, mesmo o especialista precisa buscar aprender continuamente para que sua especialização não se torne obsoleta, se mantenha atual e em busca de novas oportunidades, caminhos e soluções. Quando se fala em carreira, manter-se ativo (a) é um dos passos para alcançar seus objetivos. Em meus artigos, vídeos ou podcasts, já comentei com vocês sobre o termo "Ikigai". "Ele é um termo japonês que descreve a sua motivação para viver", isso quer dizer que você precisa encontrar o que te motiva e a escolha da carreira é sobre aquilo que te faz bem, que te traz felicidade, aliado aquilo que você sabe fazer muito bem, ou seja, que está ligado à especialização.
Na mandala Ikigai, quatro perguntas precisam ser respondidas e elas sem dúvida alguma te ajudam a direcionar o seu desejo de carreira:
O que você ama fazer
O que você faz bem feito
O quanto você pode ser pago por isso
O quanto isso agrega para as pessoas
Respondendo a essas quatro perguntas e buscando especializa-se, aprender continuamente, sem dúvida alguma, te deixa mais próximo (a) do que você deseja, enquanto carreira.
Você está se sentindo empoderado (a)?
Se empoderar "significa dar poder para si ou para outros". Quando nos sentimos poderosos ou poderosas, isso nos ajuda a aplicar as coisas com mais confiança e positividade, já que estamos plenamente seguros sobre uma atividade, um conceito, um assunto, uma discussão. Nesse momento, podemos usar esse empoderamento para contribuir para que outras pessoas também se sintam assim, para confortar, ensinar, dar direcionamentos, demonstrar possibilidades e isso ajuda a fortalecer relações. Transportando para o mundo corporativo por exemplo, em uma relação entre o líder e o liderado, quando um líder empodera seu liderado, destacando suas habilidades, isso faz com que esse colaborador (a) seja mais produtivo, propositivo, tenha mais criatividade para buscar soluções e influencie outras pessoas. Perceba o quanto isso é poderoso e pode fazer toda a diferença no dia a dia das pessoas. Além disso, é uma forma de reconhecimento e de celebração pelo que o outro está trazendo ou tem de mais positivo.
Por isso, quando falamos em carreira, buscar esse empoderamento é importante para que os objetivos se tornem cada vez mais tangíveis e você possa de uma forma orgânica caminhar para aquilo que deseja.
Um ponto importante em tudo isso que destacamos aqui é a questão da busca pela especialização, que tem tudo a ver com hardskill (habilidades técnicas), pois estamos falando de buscar cada vez mais um aprimoramento e conhecimento, porém não podemos esquecer das softskill"s, que são as nossa habilidades comportamentais, essas tem a ver com quem somos e com o que aprendemos ao longo da vida. Elas podem ser adquiridas? Embora mais difícil, eu acredito que é totalmente possível modularmos e aprendermos sobre nossos comportamentos e como adquirir outros necessários. Acredito que isso tem muito a ver com as escolhas que fazemos e os caminhos que percorremos, mas sobre isso eu te conto um pouco mais em um próximo artigo. Topa?
Por Tatiana Venditti






Comentários