top of page

Negociar é uma arte!

Hoje quero compartilhar com você a arte da negociação.

Você já deve ter se questionado ou até mesmo foi questionando por outra pessoa se sabe negociar.

Negociar é uma prática e uma arte, como assim?

Sim, pratique negociar ao invés de aceitar tudo o que as pessoas pedem para você fazer, isso mudará o modo como você organiza seu planejamento, para melhor é claro.

Negociar prazos, demandas, preços, horários, exponha os motivos pelo qual está negociando, de modo a trazer entendimento e empatia e também que favoreça os dois lados, o famoso ganha ganha, afinal você também precisa ter empatia ao negociar, se colocando no lugar do outro, entendendo sua necessidade.

Além disso, é muito importante que você tenha um bom repertório, para isso leia muito, faça cursos que te ajudarão na argumentação.

Conhecer o outro também pode ajudar, pois dessa forma você saberá o quão flexível ou disposto a negociar aquela pessoa está e isso facilitará a conversa.

Se aprofundar no assunto também é uma boa pedida, isso também te ajudará a argumentar os motivos de estar negociando determinado assunto. Um prazo por exemplo, ao conhecer a complexidade do assunto/demanda você conseguirá planejar o tempo necessário para execução, justificando o prazo proposto.

Vamos conhecer o conceito de negociação?


Negociação é “um processo de comunicação pelo qual duas ou mais pessoas buscam promover seus interesses individuais por meio de ação conjunta.” (Wikipedia).

Isso traduz o que temos exposto até aqui, interesse e ação conjunta, buscar o melhor para cada lado...

Temos alguns tipos de negociação:

Elas podem ser interativas, ou seja, duas pessoas negociando mais de uma situação.

Também pode ser distributiva, quando algo será distribuído entre as partes, como fazer essa distribuição...

E está dividida em 4 partes:


  1. Duas partes e um assunto para negociar;

  2. Duas partes e vários assuntos;

  3. Diversas partes e um assunto a ser negociado;

  4. Diversas partes e diversos assuntos para negociar.


Sendo assim é possível entender que a negociação pode ser mais complexa do que parece, principalmente quando a quantidade de assuntos e envolvidos aumenta, por isso um ponto muito importante com base em tudo que falamos até aqui é controlar e equilibrar a ansiedade e o nervosismo, como diria uma pessoa que conheço, meu "chefe" (risos): "é colocar a bola no chão", isso te dará tranquilidade para tratar o assunto.

Além disso a negociação também lida com perfis de pessoas : o barganhador, o inteligente, aquele mais introspectivo, ingênuo, esperto... enfim, entra no ponto que comentamos, conhecer com quem se está negociando, "sacar" com que tipo de perfil de pessoa você está lidando.

É um assunto muito interessante e que podemos ainda voltar a falar. O importante é que após essa leitura , você entenda a importância da negociação em todos os aspectos da vida, não se trata de tirar vantagens, lembre -se bem a negociação deve sempre buscar o ganha-ganha e a empatia, de modo que todos os lados da conversa se sintam satisfeitos.


Por Tatiana Venditti


Referência : Wikipédia.






 
 
 

Comentários


bottom of page