Lifelong Learning - Aprenda continuamente e saia da zona de conforto!
- Tatiana Venditti

- 26 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Quando você decide que fará diferença, que deixará um legado e dedica-se a ensinar os outros, a colaborar, trocar, aprender, percebe-se o quanto tudo passa a ser diferente.
Dessa forma as pessoas estão contigo, confiam em você e em seu trabalho, vibram com as conquistas, o trabalho se torna mais fluído e desafiador.
E isso tem muito a ver com o quanto você está disposto a seguir, o aprendizado não pode parar.
Lifelong learning: aprendizagem contínua.
Você já parou para pensar o quanto já aprendeu e o quanto ensinou?
O conhecimento é seu e ninguém tira ele de você, nem o tempo. No entanto, é preciso reciclá-lo e sem dúvida alguma aprender coisas novas sempre, do contrário meu amigo, minha amiga, sinto dizer que você ficará para trás.
Todos os dias surgem novidades, a tecnologia, as novas gerações, tudo é muito rápido e algumas vezes muito intenso e se acharmos que tudo que aprendemos já é o suficiente, seremos massacrados pela inovação, pelo novo...
Na empresa onde você trabalha, na sua casa, na roda de amigos, enfim... nada permanecerá como está, amanhã você chega e alguma informação nova surge e você? Fica para trás...
Mas, fique calmo, tudo isso pode ser mais fácil, se você estiver disposto a buscar o aprendizado contínuo, se quiser sair da sua zona de conforto e desafiar-se e querer mais e querer ir além.
Lembra das equações? Da tabela periódica? Hoje você pode se perguntar para que aprendeu tudo isso? Do que me serviu?
Serviu quando tinha que servir, fez sentido em algum momento e é por isso que não podemos parar, é por isso que vale a pena se reinventar.
Você já deve ter ouvido ou visto a seguinte frase: "desaprender, aprender, reaprender", sabe o que isso quer dizer? Que você precisa libertar-se do que passou, não no sentido de apagar o conhecimento passado, mas no sentido de adaptá-lo ao momento atual, ou seja, aprender no presente para agregar ao conhecimento que você já possui e reaprender no futuro, já que o que você está aprendendo hoje, no futuro será passado e você precisará de novo, reciclar o seu conhecimento, adaptá-lo ao novo. E assim, sempre e sempre.
Entende que dessa forma o conhecimento nunca é perdido? Ele se adapta ao novo, ganha novas formas, novo sentido e é por isso, que o primeiro passo para buscar superar aquele desafio, está no aprendizado.
Aprender continuamente é a chave para atingirmos nossas metas e objetivos.
Aposto que você já passou por alguma situação dessas: você foi à uma reunião e ouviu alguns comentários de coisas que você nem faz ideia do que seja? Já ficou com medo de uma mudança sistêmica por exemplo, achando que seu lugar será substituído por uma máquina? Se você já vivenciou ou se alguma dessas possibilidades passaram pela sua cabeça, corra! Você precisa se atualizar.
É fato que o futuro do emprego vai mudar e que a Covid-19 intensificou e acelerou preocupações, que talvez fossem demorar um pouco mais para chegar. Então vá buscar! E para começar não precisa ser a melhor MBA ou aquele curso mais caro, que você sempre sonhou fazer, mas nunca teve condições de pagar.
Muita leitura, mas muita leitura, atualidades, cursos acessíveis em plataformas digitais, conversas com pessoas inspiradoras, artigos, Podcasts,enfim... Informação de diversas formas, diversos preços, diversos modelos, mas informação...
Acompanhando a velocidade das inovações, as fontes de conhecimento também estão cada vez mais disponíveis. O primeiro passo? Querer aprender continuamente!
O que você quer? A resposta a essa pergunta é o primeiro passo para a mudança de mindset (modelo mental) e para fazer acontecer.
Quero te ver assim, aprendendo cada vez mais, ensinando, trocando, fazendo parte do mundo atual e futuro e não preso ao passado ou à zona de conforto.
Ei? Sai daí! A mudança, o futuro é aqui e agora e só depende de você querer!







Comentários