top of page

Jogo do Contente

Atualizado: 15 de jun. de 2020

Muitas coisas passam pela minha cabeça neste momento.

Puxa meu primeiro post, meu primeiro artigo...

O que escrever?

Será que as pessoas vão gostar?

Como atingi-los (as) de uma forma realmente particular?

Como contribuir para o seu desenvolvimento e não ser só mais uma entre milhares?

Certamente será um grande desafio, que sem dúvida alguma estou disposta a enfrentar...

Quero tocá-los (as) das mais diferentes formas. A leitura pode nos levar a lugares inimagináveis e é exatamente isso que eu quero que você sinta a partir de agora!

Aqui vamos falar sobre pessoas, desenvolvimento, coaching, oratória, apresentações...

Tantas coisas para que essa troca seja verdadeira e forte.

Não tenho a pretensão de mudar ninguém, só desejo contribuir para a tua formação como profissional de desenvolvimento, como líder, como facilitador (a) em uma apresentação, como alguém que quer se colocar e fazer diferente.

Quero te inspirar, compartilhando momentos que sem dúvida alguma fizeram com que eu me desfiasse e superasse algumas situações, são peças que a vida nos prega e que precisamos estar preparados (as) para enfrentar e com resiliência nos adaptarmos às mudanças, ao novo...

E por falar em Resiliência, palavra que você já conhece ou se não conhece já deve ter ouvido falar, como anda a sua?

A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros. (Wikipédia)

Fico feliz de compartilhar esse tema com você, porque mais do que superar obstáculos e resistir às pressões o grande diferencial dos resilientes é a adaptação.

Se você for capaz de adaptar-se à mudança e mais, de uma forma que evidencie seu trabalho de uma forma diferente, está feito. Você conseguirá se destacar com maestria e alcançar os seus objetivos antes do que imagina.

Vamos associar com o momento que estamos vivendo: isolamento social, incertezas, conflitos políticos, medo, desemprego, instabilidade econômica... enfim, são tantas as mudanças, tantos desafios, que não é possível listar aqui.

Quem vai se sair melhor a tudo isso? Os resilientes, sem dúvida alguma. Aqueles que conseguirem se adaptar e se reinventar e claro extraindo o lado positivo disso tudo.

Tem uma leitura maravilhosa e que eu indico a você, caso ainda não tenha lido: Pollyanna de Eleanor H. Porter. Neste livro, Pollyanna nos dá uma lição de superação, de resiliência, de adaptação e de positivismo. Ela sempre consegue ter um olhar positivo diante de situações difíceis, indo na linha... poderia ser pior se...

O jogo do contente que seu pai lhe ensinou mostra como precisamos ser felizes e sempre olhar o lado bom das coisas. Esse livro marcou minha vida para sempre, caso ainda não tenha lido, indico a você para te ajudar a trabalhar a sua resiliência, o modo como você enxerga as situações da vida. É claro que não serei leviana em dizer que enfrentar mudanças, problemas é algo fácil, mas certamente, esse modo de enxergar as coisas facilitarão enfrentá-los, adaptar-se e se destacar.

Quero te contar algo que vivi em minha vida profissional.

Certa vez, passei por uma grande mudança, minha área se desfez, mudei de liderança... Naquele momento tudo desabou, mas sabe o que foi muito interessante, buscando minha adaptação, cheguei até aqui...

Me adaptei, criei coisas novas, me dediquei, estudei e quer saber... cresci tanto, às vezes nem acredito que consegui me tornar o que sou hoje e não estou falando de posição não, estou falando da profissional, da pessoa, da mulher que me tornei.

A busca continua e ainda há um longo caminho a percorrer, se seguirmos resilientes, jogando o jogo do contente a busca poderá estar mais próxima do que se imagina.

Te convido a tentar. Topa?

Falaremos mais em breve...


Tatiana Venditti

 
 
 

Comentários


bottom of page