Inovar é simples. A gente é que complica.
- Tatiana Venditti

- 1 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Quando você ouve a palavra inovação, o que vem à sua cabeça?
Robôs voando, um computador do seu tamanho que anda e fala, um mini cérebro digital acoplado em um capacete te dizendo onde ir e o que fazer, um tráfego aéreo de espaçonaves indo para o trabalho?
Sim, a maioria das pessoas pensa como você, acham que inovar consiste em criar coisas mirabolantes e complexas, com anos e anos de dedicação e estudo, claro que esse tipo de construção também faz parte da inovação, mas não precisa ser somente assim, pelo contrário, inovar é mais simples do que se imagina.
Quando se realiza uma atividade diária, a inovação pode estar basicamente em pequenas " sacadas" que beneficiem um processo e gerem aumento de resultado e/ou receita, além disso que tragam benefícios ao cliente e criem uma nova experiência.
Sem dúvida alguma, surpreender o cliente é um grande diferencial.
Não quero fazer propaganda aqui, no entanto não posso deixar de citar o empresário Rony Meisler, CEO do grupo Reserva, o qual tive o prazer de ter como professor convidado em minha última pós graduação, um cara extremamente inovador e notem com ideias em sua maioria muito simples. Suas lojas possuem barbearia, espaço para game, música, compras revertidas em doações aos mais carentes, licença paternidade, etc. O que ele intitulou de experiência reserva, além de vendedores que estabelecem diálogos com os clientes e não um script a ser seguido.
Certo dia um cliente austríaco entrou em uma das lojas e uma das vendedoras percebendo que ele fazia alguns sinais e nada falava perguntou em inglês qual era seu nome e ele disse que falava português, com muito jeito ela estabeleceu uma conversa com ele e soube que ele tinha uma filha brasileira, qual era a cerveja que ele mais gostava e de posse dessa informação pediu a cerveja em um dos restaurantes do shopping e solicitou que o garçom entregasse na loja diretamente ao cliente, que claro ficou maravilhado.
Após realizar suas compras, o cliente foi embora satisfeito e um pouco depois o mesmo garçom retornou à loja com cervejas para todos os vendedores, sem entender nada perguntaram a ele o que estava acontecendo e o garçom disse: tem um "gringo" que pediu que entregassemos essas cervejas a todos vocês.
Vejam que experiência eles proporcionaram ao cliente que quis retribuir a gentileza e a sensação que eles haviam lhe proporcionado.
Esse é só um exemplo de que ideias simples e que façam a diferença para as pessoas, são formas de inovar.
Não precisa ser tão complicado como imaginamos.
Além disso um ponto muito importante é buscar a inovação, ela só depende da sua criatividade e disposição.
Você já ouviu algumas frases como: "aqui não tenho espaço para inovar", "não me incentivam a ser inovador ", "são tantas demandas que não tenho tempo para inovar, não consigo"
Desculpe meu amigo e minha amiga, se você já usou alguma dessas ou outras frases para usar como "desculpa", mude isso já.
Ninguém te impede de ser inovador, é claro que um ambiente propenso a isso favorece, no entanto nada e nem ninguém te impede de inovar, é preciso que você queira fazer diferente, abuse de novo da sua criatividade, busque informação e conhecimento , certamente isso te ajudará a ser mais inovador e se destacar no ambiente corporativo.
Outro ponto muito importante é parar de reclamar e se vitimizar, se algo não está bom, é preciso mudar, focar na solução e não no problema, dessa forma ficará mais fácil construir soluções inovadoras e que agreguem valor ao negócio e aos clientes.
Pode parecer difícil e complexo, porém somos nós que muitas vezes dificultamos.
Já ouviu a expressão "o simples é mais", pois bem vá em frente e crie, seja você mesmo e coloque as ideias em prática, só assim você saberá se vai funcionar.
Eu voto em você!
Por Tatiana Venditti






Comentários