Contador de histórias
- Tatiana Venditti

- 1 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
São aqueles que vendem seu produto ou serviço de uma forma marcante e fluída.
"Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias"
fonte: Resultados Digitais.
Desta forma para "vender" uma ideia, apresentar um conteúdo em evento ou reunião, vender um produto ou serviço é preciso convencer seu público e para isso contar uma boa história é fundamental.
Narrativa (técnica): Conceitos que vão sustentar o conteúdo a ser apresentado.
Conteúdo: neste momento, criamos a estrutura do que iremos contar. É o que permitirá que a narrativa saia do papel e se torne uma história.
Fluidez: a história precisa ter começo, meio e fim. Precisa alcançar e prender a atenção da sua audiência.
É importante interagir com seu público fazendo perguntas retóricas *, dessa forma você prende a atenção dos participantes e ainda consegue fazer links com a história que está contando.
Quando falamos de produtos ou serviços, trazer exemplos de situações de sucesso, envolvendo pessoas e ganhos pode ser uma boa saída.
Conte porque seu produto ou serviço é diferente, traga exemplos que deram certo.
Crie um bom roteiro e a partir dele uma boa apresentação, ela servirá de apoio para que o contador de histórias que está em você floresça e dê um show.
Leitura de slides, não te ajudará a vender sua ideia, nesse momento é preciso ter empatia.
Você gostaria de ir à uma apresentação e o facilitador realizar a leitura dos slides ou gostaria de ser envolvido por uma boa história? Aprender, trocar, colocar em prática?
Não tenho dúvidas de que a sua resposta foi ouvir uma boa história, aprender, trocar e praticar. Dessa forma fique atento ao realizar a sua apresentação. Envolva os participantes, seja comercial, ou seja, venda o seu conteúdo. O power point deve ser um apoio, você precisa dominar tudo o que será dito à sua audiência. Imagine que os equipamentos não estão funcionando, você precisará se apresentar sem o PPT, se você domina o conteúdo, não haverá problemas, agora se sua apresentação depende dos slides, sinto em te dizer, que você não se preparou adequadamente e isso pode comprometer os seus objetivos.
Prepare-se bem e abuse do storytelling.
Um bom contador de histórias, sem dúvida alguma sai na frente.
Quero te ouvir. Que histórias você tem para contar?








Comentários