Consciência da Mudança 2
- Tatiana Venditti

- 7 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Hoje começamos falando sobre a importância da Consciência da Mudança, é o segundo texto que posto sobre esse assunto, dada a sua importância, mas agora monto para você os 5 principais passos para mudar com sucesso e por isso retomo sobre o primeiro passo.
Se conscientizar sobre a mudança, parte do entendimento de sua necessidade.
Qual é a necessidade da mudança? Quais as razões para que ela aconteça nesse momento?
Avalie essas razões para que você tenha entendimento dessa necessidade.
Nem sempre concordarmos com as razões elencadas para determinada mudança, no entanto entender a necessidade é de suma importância para que a consciência da mudança seja construída.
Pense em um relacionamento, nem sempre concordamos com as razões do outro, afinal pessoas têm pontos de vista diferentes, pensamentos diferentes, expectativas diferentes, porém assim como nas relações é preciso entender os motivos do outro e apoiá-lo, assim também funciona com as mudanças organizacionais ou pessoais.
Certamente, a mudança pode te afetar de alguma forma, se isso acontecer é preciso esquecer o egoísmo de pensar em si mesmo e realmente entender e/ou aceitar as razões pela qual ela é necessária.
Há várias formas de avaliar a falta de consciência de uma mudança. Os comportamentos humanos refletem isso, ou seja, quando esperamos determinados comportamentos de uma pessoa e estes não acontecem, é muito provável que este indivíduo não tenha consciência da mudança ou não queira aceitá-la, está resistente a ela, mas sobre a resistência falaremos em outro momento.
Bem, diante disso é preciso contribuir para que esta pessoa desenvolva essa consciência, e como fazer isso?
Deixe clara as razões pela qual a mudança é necessária e os comportamentos esperados, aqui a famosa frase "O óbvio não existe " realmente se encaixa, pois cada um levará um tempo para absorver, para ter consciência da mudança, para se adaptar.
Neste passo, a comunicação é crucial para que o trabalho da consciência seja atingido, comunicar os motivos, de que forma será feito, quais os passos serão realizados fará toda a diferença.
É desafiador, mas levar clareza sobre o andamento da mudança é fundamental e necessário, para que os outros objetivos, além da consciência sejam atingidos.
Lembra que falei de deixar o egoísmo de lado?, pois bem, se essa mudança te afeta de alguma forma, você precisa encontrar equilíbrio e entendimento para se encaixar em um novo contexto. O que preciso fazer para que os impactos dessa mudança sejam mínimos para mim? Existe uma parte que é do outro, uma parte que é da empresa, mas existe também uma grande parte que é nossa.
Toda mudança exige comportamentos diferentes, talvez aquela pós ou curso que estava adormecido seja necessária agora, talvez a leitura daquele livro deva se iniciar hoje e não mais amanhã. Será que aquele networking que você está deixando pra depois, não deve ser adiantado?
Como expressa um famoso vídeo do meu ídolo Leandro Karnal: "tudo que te tranquiliza, te afasta do sucesso ", ou seja, mudança não combina com zona de conforto e sim com atitude. No meu último artigo, falei sobre atitudes para esse ano, vale conferir, pois ficar sentado esperando que as coisas aconteçam não vai funcionar.
Você pode fazer parte da mudança e agir como se espera ou ainda, agir além do esperado ou se a mudança não se encaixar para você, também é preciso agir para que outra mudança se adapte para sua vida.
Na comunicação precisamos trabalhar o por que da necessidade, por que agora, o que acontecerá se não mudarmos e o que está errado atualmente, isso sem dúvida alguma ajudará a despertar a consciência da necessidade da mudança. Essas ações devem partir da tanto pela alta liderança, como por cada um de nós.
Esteja aberto e disposto às mudanças.
Em uma linha mais filosófica e/ou religiosa, é pensar que nada acontece por acaso, que tudo tem seu tempo, enfim, que fecha-se uma porta e abre -se uma janela, só o que não cabe aí é se acomodar, fazer sua parte é necessidade para o êxito de qualquer mudança.
Acredite em você!
O próximo passo é falarmos sobre o desejo de mudar, não perca nosso próximo artigo e nos acompanhe pelo site e redes sociais.
Vamos Juntos.
Tatiana Venditti
Referências: Hiat Jeffrey M.; Thimoty J.
Change Management. O lado humano da Mudança.
Hiat, Jeffrey M.
Adkar: um modelo para mudança em negócios, governo e em nossa comunidade.
Leandro Karnal.
Tudo que me tranquiliza me afasta do sucesso.
Foto de Karolina Grabowska no Pexels.




Comentários