Caixa de Pandora
- Tatiana Venditti

- 15 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Estou muito feliz por ter começado a compartilhar o que penso com você.
Ontem falamos um pouco sobre resiliência e da importância de olharmos o lado positivo de todas as coisas.
E ainda focando em resiliência e adaptação, vou mais além...
É preciso abrir a nossa caixa de Pandora, para que tudo isso se torne mais fácil.
Você sabe qual é o significado da Caixa de Pandora?
"A Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo.
Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a "esperança". A esperança pode ser vista como um mal da humanidade, pois traz uma ideia superficial acerca do futuro.
O principal motivo da criação de Pandora, segundo a mitologia greco-romana, seria de que Prometeu roubou o fogo do monte Olimpo e levou ao mundo humano, contrariando a vontade de Zeus. Pandora foi criada com um único defeito, a curiosidade. Zeus criou a caixa porque sabia que um dia, a vontade de Pandora a levaria a abrir a caixa e libertar o mal ao mundo humano, castigando-os pelo fogo que haviam recebido contra sua vontade".Wikipédia
Trazendo para nossa realidade, muitas vezes guardarmos nossos problemas, nossas frustrações, muitas vezes nos calamos, quando devíamos falar sobre tudo o que sentimos, ter uma boa conversa na maioria das vezes é o melhor caminho.
Ao guardarmos tudo isso ou muitas vezes nos omitindo, deixando de tomar certas ações, certas decisões e tudo fica ali, escondido em uma caixa de Pandora. Quando abrimos, quando deixamos tudo isso sair, os resultados podem ser desastrosos.
E o que isso tem a ver com resiliência e adaptação? Ser resiliente sabendo lidar com mudanças, com pressão, se adaptando ao novo, não quer dizer deixar de ser quem você é. Não quer dizer que você deve se calar e aceitar tudo o que lhe for imposto. Guardar sentimentos, deixar de se posicionar, pode fazer com que você perca oportunidades e o que é pior, deixe de realizar sonhos, de buscar metas e objetivos.
E quando você resolve abrir, muitas vezes não é o momento ou muitas vezes não é para a pessoa certa e é por isso que o resultado pode não ser o que se espera.
Seja quem você é, resiliente, adaptativo, verdadeiro, busque sempre aquilo que agrega valor para você. Precisa fazer sentido.
É confuso? Não, garanto a você, que basta colocar verdade em tudo que você faz, dessa forma você encontrará o caminho, dessa forma você encontrará propósito.
Lembra o que ficou de bom na caixa de Pandora? A esperança.
Ter esperança é algo genuíno, porém é preciso ter atitude para que as coisas aconteçam ,melhorem e para que as oportunidades sejam bem aproveitadas.
Tenho certeza que agora: resiliência, adaptação e atitude estão caminhando juntas para você. Que caminhos você tem buscado? Você tem uma caixa de Pandora.
Acho que é hora de ter atitude e se libertar daquilo que não faz sentido.
O que você acha? Vale a reflexão.
Em breve, falamos mais.






Comentários